Enfermagem em Neurologia | Faculdade FCC - Conhecimento e Ciência
Enfermagem em Neurologia

Curso de Enfermagem em Neurologia

Curso de Pós-Graduação

Previsão de Início: 03/03/2020

Inscreva-se!

Sobre o Curso

A realidade de saúde no nosso país retrata um quadro caracterizado por necessidade premente de formação de profissionais enfermeiros capacitados em assistir pacientes com enfermidades neurológicas, essa necessidade emerge com a transição da faixa etária nacional, estando nossa população em constante envelhecimento e cada vez mais exposta a doenças neurodegenerativas, acometimento por câncer e ocorrência de traumatismos cranioencefálicos, sejam estes mediados por quedas e/ou acidentes
automobilísticos.
A complexidade que envolve o cuidado de pacientes neuropatas é o foco desta especialização. A área requer profissionais altamente capacitados para agir rapidamente, de forma humanista e com alto conhecimento nas tecnologias mais avançadas para tratar casos graves e agudos. A pós-graduação em Neurologia tem aspecto multiprofissional o que é fundamental no trabalho nas unidades neurológicas.

O curso de Especialização em Enfermagem em Neurologia da FCC – Faculdade Conhecimento e Ciência possui um corpo docente qualificado, em que grande parte atuam nos diversos hospitais e UTI do Estado do
Pará e em Instituições de Ensino Superior de referência no assunto. O amplo projeto de curso, não só qualifica tecnicamente o aluno para o atendimento, mas também contribui na formação de um profissional reflexivo e atento ao contexto atual dos serviços de saúde.

GERAL:  

Compreender a assistência sistematizada a pacientes hospitalizados em clínicas neurológicas, a partir dos conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais do enfermeiro.

ESPECÍFICOS:

Diferenciar a atuação do Enfermeiro especialista em neurologia e sua correlação com as áreas de Nutrição, Cirurgia, Cardiologia, Pneumologia, Hemodinâmica, Neurologia, Infectologia, Distúrbios Renais, entre outras.
Compreender a formação humanística do Enfermeiro que trabalha com neurologia.
Produzir conhecimento científico para contribuir com a qualificação da prática profissional, capaz de analisar criticamente a produção científica da área de especialidade.
Verificar diferentes situações neurológicas, de forma integrada e contínua com os membros da equipe de saúde, sendo capaz de pensar criticamente e analisar os problemas procurando soluções para os mesmos, assegurando assim, uma prática dentro dos princípios da ética e bioética.
Avaliar, sobre o uso apropriado dos recursos humanos, físicos, materiais e de informação no cuidado ao paciente com enfermidade neurológica, visando o trabalho em equipe, a eficácia e custo-efetividade.
 

PROFESSORES:

Luana da Silva Freitas
Ísis Ataide da Silva
Kleber
Ísis Ataide da Silva
Kleber
Anderson Lineu
Ísis Ataide da Silva
Francilene Belo
Rosana Moreira da Silva
Luana da Silva Freitas
Anderson Lineu

Horário das aulas:
1 final de semana por mês
Sábado: 8h às 13h e 14h às 19h
Domingo: 8h às 14h

Estrutura Curricular

# Título
01 Metodologia da Pesquisa Científica
02 Prática Supervisionada
03 Cirurgias neurológicas: suporte de enfermagem no pré, trans e pós-operatório
04 Neurologia em Terapia Intensiva
05 Suporte básico e avançado de vida em Emergências neurológicas
06 Neuro-infectologia
07 Neuro-oncologia
08 Distúrbios neurológicos no idoso
09 Distúrbios neurológicos neonatais e pediátricos
10 Semiologia aplicada à Neurologia
11 Bases Farmacológicas em Neurologia
12 Bases anátomo-fisiológicas em Neurologia
13 Gerenciamento em Enfermagem em Unidade Neurológica
14 Ética, Bioética e Legislação em Enfermagem com foco na assistência de enfermagem em neurologia e neurocirurgia