Controle de Infecção Hospitalar e Infectologia

Curso de Controle de Infecção Hospitalar e Infectologia

Curso de Pós-Graduação

Previsão de Início: 03/03/2020

Inscreva-se!

Sobre o Curso

O cenário das doenças infecciosas em nosso país retrata a manutenção, emergência e reemergências de doenças e agravos transmissíveis e imunopreveníveis. A exemplo, cita-se a reemergência da febre amarela urbana, sífilis, influenza, entre outras. Ressalta-se também o surgimento de novos agravos, tais como Chikungunya, Zika vírus, Marayo etc. Doenças como a tuberculose, AIDS e hanseníase manifestam uma constante prevalência entre a população, além de causar um impacto no sistema de saúde e qualidade de vida de seus portadores, desencadeando a necessidade de medidas de controle e prevenção específicas. A demanda, aliada ao
conhecimento necessário na referida área e a rápida evolução tecnológica e científica, faz com que as instituições de saúde exijam profissionais especializados e qualificados para a prevenção e controle de agravos e doenças infecciosas.

Neste contexto, o curso de especialização em controle de infecção hospitalar e Infectologia se propõe preparar o profissional da área da saúde para investigação epidemiológica de casos, epidemias e surtos desde a detecção precoce, medidas de prevenção e controle, avaliação de impacto, notificação,
utilização do sistema de vigilância, dentre outros, que são essenciais para romper a cadeia de transmissão das doenças.
Com a evolução tecnológica e científica, o aumento das possibilidades terapêuticas e diagnósticas, além da ampla gama de procedimentos invasivos relacionados à saúde, a complexidade das infecções relacionadas à assistência à saúde apresentou crescimento exponencial, em que o uso de antimicrobianos de amplo espectro relaciona-se intrinsecamente com a suscetibilidade às infecções e a resistência antimicrobiana. Exige-se, portanto, profissionais altamente capacitados para agir rapidamente, de forma humanista e com alto conhecimento nas tecnologias mais avançadas para o controle e prevenção destes agravos.
O curso de especialização em controle de infecção hospitalar e Infectologia da FCC possui um corpo docente qualificado. O amplo projeto de curso, não só qualifica tecnicamente o aluno para o atendimento,
mas também contribui na formação de um profissional reflexivo e atento ao contexto atual dos serviços de saúde.

OBJETIVOS

Especializar profissionais da área da saúde para o desempenho profissional na prática assistencial, prevencionista e gerencial em infectologia por meio de fundamentos teóricos, metodológicos e evidências científicas da área da Infectologia e Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. ​​

• Compreender o estudo sistemático da patogenia, fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e/ou parasitárias.
• Estimular o estudo de questões relevantes para a qualidade assistencial em saúde em ambientes hospitalares e ambulatoriais, no contexto das necessidades dos países em desenvolvimento, com interface com as políticas de saúde e epidemiologia das doenças infecciosas e/ou parasitárias.
• Identificar os fatores de risco das principais síndromes infecciosas, assim como as medidas e os processos envolvidos na prevenção;
• Especificar as interfaces com as principais leis e regulamentações que envolvem a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no Brasil;
• Produzir conhecimento científico para contribuir com a qualificação da prática profissional, capaz de analisar criticamente a produção científica da área de especialidade.

Obs.: Todos os professores estão confirmados porém podem ser substituídos se tiverem problemas de saúde, pessoal ou familiar e/ou incompatibilidade de agenda.

PROFESSORES:

Vera Lúcia Cecim dos Santos
Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Fabiola Santos
Fabiola Santos
Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Tatyellen Natasha da Costa Oliveira
Tatyellen Natasha da Costa Oliveira
Fabiola Santos
Hellen Lobato
Alzinei Simor
Tatyellen Natasha da Costa Oliveira
Tatyellen Natasha da Costa Oliveira
Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Luciana

Carga horária:
360 h/a

Número de vagas:
45
Obs.: A quantidade de vagas pode ser alterada de acordo com a estrutura disponível para a a realização do curso e não prejudique a qualidade.

Duração do curso:
18 meses de aulas teórico práticas em sala de aula + até 3 meses para entrega do TCC (artigo científico).

Horário das aulas:
1 final de semana por mês
Sábado: 8h às 13h e 14h às 19h
Domingo: 8h às 14h

Documentos necessários para inscrição:
1 foto 3×4;
Copia do RG;
Copia do CPF;
Copia do comprovante de residencia (atual);
Copia do diploma de graduação;
Obs.: A entrega de todos os documentos é obrigatória para efetivação da matricula.

Transferências:
Se você estiver matriculado ou cursando Pós-graduação em outra Instituição, a sua transferência lhe dará direito a DESCONTO DE 50% na taxa de matrícula. 
O crédito de disciplinas está sujeito a equivalência de ementa e carga horária de cada disciplina desde que o aluno tenha em seu histórico acadêmico nota mínima de 7 e 75% de frequencia.

Observações:
Para pagamento até o dia do vencimento o aluno possui 40% de desconto nas parcelas.
O plano amigo inicia a partir de 5 amigos matriculados (50% de desconto), ou seja, o aluno e mais 5 amigos.
Descontos não acumulativos e calculados em cima do valor integral da parcela.
A confirmação do inicio do curso depende do numero mínimo de alunos necessários para formar a turma (30 alunos). Se não atingirmos o numero mínimo de alunos a data de inicio de curso pode ser adiada ou o curso pode ser cancelado. Se o curso for cancelado, garantimos a devolução de 100% do valor da taxa de matrícula.
O valor total do curso apresentado foi calculado com base no pagamento das parcelas até o vencimento.

Mais Informações: 
(91) 3089-1000 / 98346-5610 (Whatsapp)

Estrutura Curricular

# Título
01 INTRODUÇÃO A INFECTOLOGIA
02 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
03 BASES LEGAIS EM INFECTOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE
04 PREVENÇÃO E CONTROLE: DAS PRINCIPAIS SÍNDROMES INFECCIOSAS I
05 PREVENÇÃO E CONTROLE: DAS PRINCIPAIS SÍNDROMES INFECCIOSAS II
06 BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE
07 USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS
08 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
09 MONOGRAFIA
10 ÉTICA, BIOÉTICA E HUMANIZAÇÃO
11 GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE HOSPITALAR
12 BACTERIOLOGIA I
13 BACTERIOLOGIA II
14 VIROLOGIA I
15 VIROLOGIA II
16 ARBOVIROLOGIA E FEBRES HEMORRÁGICAS
17 PARASITOLOGIA
18 EPIDEMIOLOGIA DAS DOENCAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
19 DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS DOENÇAS INFECCIOSAS
20 MONOGRAFIA