Curso de Graduação
Previsão de Início: 08/02/2021
Portaria nº 353, 05 de agosto de 2016.
MENSALIDADES: BOLSA de 50% até o final do curso para pagamento até a data de vencimento.
8 semestres (4 anos)
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação.
=> O LICENCIADO está habilitado para atuar somente como professor da educação básica conforme as orientações do Conselho Federal de Educação Física e do Ministério da Educação normaltizados pela Nota Técnica 003/2010 - CGOC/DESUP/SESU/MEC.
=> O BACHAREL está habilitado para atuar no ambiente não-escolar. Possui um CAMPO de ATUAÇÃO MUITO MAIS AMPLO e EM PLENA EXPANSÃO, principalmente pelo crescimento do numero de academias, box's de treinamentos físicos e pessoas interessadas em contratar um Personal Trainer com o intuito de supervisioná-las na realização das atividades físicas.
Como vimos SOMENTE o BACHAREL em Educação Física pode trabalhar em ambientes como: academias, hospitais, em clínicas especializadas, áreas públicas, em clubes comunitários, em condomínios residenciais, hotéis, spas, cruzeiros, atendimento individualizado ou domiciliar (Personal Trainer), dentre outros ambientes onde ocorram ou possam ocorrer tais perspectivas de intervenção, porém ele não está habilitado para trabalhar como professor em escolas do ensino básico.
Os graduados no curso de Bacharelado em Educação Física pela Faculdade FCC estarão aptos a oferecer à população um serviço de qualidade na promoção da saúde, tanto na prevenção e manutenção, quanto na recuperação da saúde, em seus aspectos não só físicos, mas, também psicológicos e sociais.
Apresentará competência técnica, postura ética e compromisso político-social transformador, pautados numa formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica. Vai atuar com base nos seguintes princípios:
=> Compreensão dos diferentes níveis de intervenção profissional para atuar adequadamente no campo de trabalho;
=> Conscientização da necessidade e importância da sua atuação junto à comunidade no sentido de preservação, manutenção e recuperação das condições ideais de saúde físico-biológicas e sócio-psicológicas;
=> Capacidade de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos com ampla visão da realidade, atitude histórico-crítica e reflexiva para uma proposta emancipadora e educativa; e
=> Conscientização das reais necessidades e possibilidades do cidadão e das características apresentadas pela sociedade como um todo, dando ênfase às regionais.
Os profissionais graduados pela Faculdade FCC no curso Bacharelado em Educação Física deverão:
=> Intervir acadêmico-profissionalmente no meio onde estiver inserido, fundamentando-se nos conhecimentos específicos adquiridos;
=> Identificar e resolver as situações-problema relacionadas ao seu campo de atuação;
=> Tomar decisões de forma autônoma, responsabilizando-se pelas opções feitas e seus efeitos no campo acadêmico-profissional;
=> Avaliar criticamente sua própria atuação dentro do contexto de atuação;
=> Interagir de forma cooperativa tanto com a comunidade acadêmica profissional quanto com a sociedade em geral orientando-se por valores sociais, morais e éticos;
=> Empreender de maneira ativa em sua área de atuação, a partir das várias possibilidades interpostas pela sociedade moderna e pela iniciativa privada.
=> Como vimos o profissional Bacharel em Educação Física formado pela Faculdade FCC deverá apresentar competência técnica, postura ética e compromisso político-social transformador.
Manhã, Tarde e Noite
AULAS PRÁTICAS desde a primeira semana.
Bráulio Nascimento Lima - Mestre
# | Título |
01 | TCC II |
02 | Psicomotricidade 30 Recreação e Lazer |
03 | Psicologia na Educação Física e no Esporte |
04 | Primeiros Socorros |
05 | Prática como Componente Curricular IV: Práticas Inclusivas em Esportes e Lazer |
06 | Prática como Componente Curricular III: Gestão Desportiva e de Lazer na Região de Inserção da IES (Empresas e órgãos públicos e privados) |
07 | Prática como Componente Curricular II: Responsabilidade Socioambiental |
08 | Prática como Componente Curricular I: Mercado de Trabalho para o Profissional em Educação Física |
09 | Pilates e Treinamento Funcional |
10 | Organização e Gestão de Eventos Desportivos e de Lazer |
11 | Nutrição e Atividade Física |
12 | Natação |
13 | Saúde Coletiva e Políticas Públicas para as Atividades Físicas e Lazer |
14 | Sociologia, Antropologia e Relações Étnicas 60 Treinamento desportivo |
15 | TCC I |
16 | Optativa II |
17 | Optativa I |
18 | Estágio Supervisionado II |
19 | Estágio Supervisionado I |
20 | Atividades Complementares IV 20 Atividades Complementares V |
21 | Atividades Complementares III |
22 | Atividades Complementares II |
23 | Atividades Complementares I |
24 | Voleibol |
25 | Treinamento Personalizado e Musculação |
26 | Metodologia de Lutas |
27 | Metodologia da Pesquisa |
28 | Educação Ambiental e Sustentabilidade |
29 | Aplicada à Educação Física e às Práticas Desportivas |
30 | Dança, Folclore e Cultura Popular |
31 | Crescimento e Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Motora |
32 | Cinesiologia e Biomecânica |
33 | Basquetebol e Handebol |
34 | Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física |
35 | Atletismo |
36 | Anatomia Humana |
37 | Atividades Físicas e Lazer para Grupos Especiais |
38 | Atividade Física e Lazer na Terceira Idade |
39 | Educação Física Adaptada |
40 | Esportes de Aventura e na Natureza |
41 | Liderança e Motivação |
42 | Leitura e Produção de Textos |
43 | Legislação Desportiva |
44 | História da Educação Física e do Esporte |
45 | Ginástica e Hidroginástica |
46 | Gestão e Empreendedorismo |
47 | Futebol/Futsal |
48 | Fundamentos de Farmacologia Aplicados ao Esporte e à Atividade Física |
49 | Fisiologia do Exercício |
50 | Filosofia e Ética |
51 | Filosofia e Ética 60 Fisiologia do Exercício |
52 | Avaliação e Prescrição de Atividade Física |